sábado, 25 de junho de 2011

TEXTOS SOBRE O #2BLOGPROG

Segue algumas avalições sobre o Encontro Nacional de Blogueiros. Clique nos nomes dos blogs para ler texto completo
Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania
Mas o que foi que a grande imprensa não entendeu? Basicamente, o interesse de tantos atores políticos de peso pela blogosfera autoproclamada progressista. Será que políticos como Lula ou José Dirceu, ou ministros, governadores, parlamentares e intelectuais de peso iriam a um evento como aquele por nada?  Claro que não. Quando o ex-presidente disse que a Blogosfera tem conseguido se contrapor à grande mídia, falou sério.
O que tantos ainda não entenderam é que o Encontro de Blogueiros foi um evento de comunicadores, e não do público. Ora, quantos veículos vão aos eventos do Instituto Millenium, por exemplo? Seis, sete, dez empresas jornalísticas? A força da Blogosfera está nessa teia comunicacional em que se transformou. São milhares de blogs e sites que, juntos, congregam tanto ou mais público do que o dos grandes jornais.
E a cobertura desses veículos, nesta segunda-feira, mostra que eles ainda têm medo de entrar de sola no assunto. Fizeram coberturas laterais através dos repórteres que enviaram ao Encontro de blogueiros.
Cristina Rodrigues, no Somosandando
Paulo Bernardo tocou no assunto – impossível não falar. Mas daquele jeito genérico, sem dizer nem quando nem como vai acontecer e, em boa medida, transferindo a responsabilidade para o Congresso.
Ele não ouviu o que querem os blogueiros. Não aproveitou o encontro para dialogar. Isso ficou muito claro quando Renato Rovai perguntou sobre a formalização da atividade de blogueiro, incluindo-a no Super Simples ou no programa Micro Empreendedor Individual. É um tema que vem nos preocupando e cujas soluções temos procurado. É uma questão urgente, e aquela pergunta do Rovai diretamente ao ministro soou como a possibilidade de alguma coisa acontecer. Mas Paulo Bernardo comentou por alto que era difícil, que tinha que ser algo mais genérico e que ia ver. E passou adiante. Se antes parecia difícil ver algo mudar no curto prazo, agora parece impossível até no longo.
O ministro não só não ouviu como tratou, em sua fala, de temas sobre os quais não parecia ter total conhecimento. Ainda que não dominasse as questões técnicas da qualidade de banda, como a necessidade de velocidade igual para download e upload como estímulo à produção – e não só ao consumo – de conteúdo, ele tinha que ter consciência política do que está tratando. Tinha que saber da importância estratégica da comunicação.

Renato Rovai, em Revista Forum 
O II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas foi de longe uma das melhores reuniões de militantes da comunicação nos últimos anos. Sem desmerecer muitas outras que levaram à Conferência de Comunicação e que colocaram a pauta da democratização dos meios no melhor patamar do pós-ditadura. Mas por que este Blogprog merece um registro especial? Em primeiro lugar porque foi resultado de uma mobilização de 14 etapas estaduais que somadas registraram 1.800 inscritos. Isso realizado na raça, de forma auto-gestionada, a partir das iniciativas de ativistas de cada canto do país que arregaçaram as mangas e foram à luta.

Paulo Bernardo prometeu o PNBL para o segundo semestre e disse que se a operação não for feita pelas teles, o processo levará mais do que um mandato. A questão é polêmica. O Marcelo Branco, que reputo como um dos ativistas mais confiáveis deste setor, concorda com o ministro. Já o Serginho Amadeu, que também é bamba de confiança, acha que o processo deveria ser coordenado pela Telebrás.
A escorregada do ministro se deu quando por duas vezes falou que banda larga não pode ser a prioridade quando ainda há gente precisando de saneamento básico. 
Uma visão meio anos 70 da esquerda tradicional. Um equívoco monstruoso que me leva a pensar que o ministro não entendeu os tempos que está vivendo
Karla Avanço, no Blogueiras feministas
A grande participação de mulheres em eventos como esse representa, sem dúvida, um acontecimento bastante significativo, mostrando o quanto já avançamos na nossa luta pelo direito de participar ativamente do espaço público. Entretanto, algumas reflexões ainda devem ser feitas. A participação de mulheres não implica a imediata visibilidade das mulheres e das causas defendidas por e para mulheres. Uma maior democratização ao acesso à comunicação lhes permite exercer seu direito à fala pública, mas não garante que elas sejam ouvidas.
Uma observação mais atenta revela que, muitas vezes, mesmo que as mulheres componham a mesa, elas falam menos que os homens, são interrompidas com mais frequência ou impedidas de concluir sua fala. Muitas mulheres ainda pedem desculpas antes de começar a expressar seus pontos de vista. Desculpas por quê? Por estarem falando? Muitas mulheres sentem-se inseguras e justificam esse comportamento apontando para uma suposta falta de conhecimento teórico, não considerando, assim, a importância de suas próprias opiniões e do conhecimento advindo de suas vivências. Isso me faz pensar que as mulheres têm, sim, conquistado o espaço público, mas a fala pública é uma habilidade que precisa ser desenvolvida e estimulada. Pode ser um pensamento muito ingênuo achar que se trata apenas de questões de personalidade ou habilidades individuais.
Altamiro Borges, no Blog do Miro
Num balanço ainda inicial do II BlogProg, destaco cinco razões do enorme sucesso. Em primeiro lugar, o encontro foi altamente representativo, confirmando o crescente fortalecimento da blogosfera progressista. 369 ativistas digitais de 21 estados (apenas Roraima, Rondônia, Amapá, Mato Grosso de Sul, Tocantins e Alagoas não estiveram representados) participaram do evento na excelente sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio. E isto após a realização de 14 encontros estaduais e dois regionais que reuniram 2.110 internautas e que garantiram o maior enraizamento e descentralização deste movimento.

Em segundo lugar, o evento foi altamente democrático, com total respeito à pluralidade de opiniões existente na rede Em terceiro lugar, o II BlogProg propiciou um debate político de alto nível. Além das exposições iniciais do presidente Lula, do ministro Paulo Bernardo e das excelentes contribuições do professor Venício Lima, do jurista Fabio Konder Comparato e da deputada Luiza Erundina 

Em quarto lugar, o encontro aprovou um plano de ação que permite o fortalecimento do movimento. Ele está centrado na luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil 
Por último, o II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas representou um salto na legitimidade deste jovem movimento, que nasceu em agosto de 2010

MOÇÕES DO II ENCONTRO NACIONAL DE BLOGUEIROS


1) ESTADO LAICO
Fortalecer o Estado laico, que deve garantir a não-interferência das questões religiosas em assuntos da esfera pública, e defender os Direitos Humanos,  lembrando que a ONU reconhece que o acesso internet é um direito humano básico. Combater o racismo, a homofobia e todas as formas de discriminação.
2) APOIO À RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA
Nós, blogueiros progressistas, lutaremos pela defesa da radiodifusão comunitária. Entendemos que é essencial a cobrança do governo e do Legislativo para agirem na regularização da radiodifusão comunitária, mas não nos limitaremos a essa cobrança. Manifestamos nossa solidariedade às batalhas judiciais que a radiodifusão comunitária enfrentar.
3) ACESSESSIBILIDADE
Garantir  que os próximos Encontros de Blogueiros permitam ampla participação dos portadores de necessidades especiais. É importante que o acesso aos locais dos eventos seja facilitado para aqueles que têm dificuldade de locomoção, e que a transmissão do evento pela internet seja acessível  aos que têm dificuldades visuais e auditivas.
4) INVESTIGAÇÃO
Os blogueiros progressistas, reunidos em Brasília, exigem a investigação do assassinato de Ednaldo Filgueira, blogueiro potiguar e presidente do PT de Serra do Mel (RN).

CARTA DO II ENCONTRO NACIONAL DE BLOGUEIROS

Desde o I Encontro Nacional dos Blogueir@s Progressistas, em agosto de 2010, em São Paulo, nosso movimento aumentou a sua capacidade de interferência na luta pela democratização da comunicação, e se tornou protagonista da disseminação de informação crítica ao oligopólio midiático.

Ao mesmo tempo, a blogosfera consolidou-se como um espaço fundamental no cenário político brasileiro. É a blogosfera que tem garantido de fato maior pluralidade e diversidade informativas. Tem sido o contraponto às manipulações dos grupos tradicionais de comunicação, cujos interesses são contrários a liberdade de expressão no país.

Este movimento inovador reúne ativistas digitais e atua em rede, de forma horizontal e democrática, num esforço permanente de construir a unidade na diversidade, sem hierarquias ou centralismo.

Na preparação do II Encontro Nacional, isso ficou evidenciado com a realização de 14 encontros estaduais, que mobilizaram aproximadamente 1.800 ativistas digitais, e serviram para identificar os nossos pontos de unidade e para apontar as nossas próximas batalhas.

O que nos une é a democratização da comunicação no país. Isso somente acontecerá a partir de intensa e eficaz mobilização da sociedade brasileira, que não ocorrerá exclusivamente por conta dos governos ou do Congresso Nacional.

Para o nosso movimento, democratizar a comunicação no Brasil significa, entre outras coisas:

a) Aprovar um novo Marco Regulatório dos meios de comunicação. No governo Lula, o então ministro Franklin Martins preparou um projeto que até o momento não foi tornado público. Nosso movimento exige a divulgação imediata desse documento, para que ele possa ser apreciado e debatido pela sociedade. Defendemos,entre outros pontos, que esse marco regulatório contemple o fim da propriedade cruzada dos meios de comunicação privados no Brasil.

b) Aprovar um Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) que atenda ao interesse público, com internet de alta velocidade para todos os brasileiros. Nos últimos tempos, o governo tem-se mostrado hesitante e tem dado sinais de que pode ceder às pressões dos grandes grupos empresariais de telecomunicações, fragilizando o papel que a Telebrás deveria ter no processo. Manifestamos, ainda, nosso apoio à PEC da Banda Larga que tramita no Congresso Nacional.

c) Ser contra qualquer tipo de censura ou restrição à internet. No Legislativo, continua em tramitação o projeto do senador tucano Eduardo Azeredo de controle e vigilância sobre a internet – batizado de AI-5 Digital. Ao mesmo tempo, governantes e monopólios de comunicação intensificam a perseguição aos blogueiros em várias partes do país, num processo crescente de censura pela via judicial. A blogosfera progressista repudia essas ações autoritárias. Exige a total neutralidade da rede e lança uma campanha nacional de solidariedade aos blogueiros perseguidos e censurados, estabelecendo como meta a criação de um “Fundo de Apoio Jurídico e Político” aos que forem atacados.

d) Lutar pelo encaminhamento imediato do Marco Civil da Internet, pelo poder executivo, ao Congresso Nacional.

e) Fortalecer o movimento da blogosfera progressista, garantindo o seu caráter plural e democrático. Com o objetivo de descentralizar e enraizar ainda mais o movimento, aprovamos:

- III Encontro Nacional na Bahia, em maio de 2012.

A Comissão Organizadora Nacional passará a contar com 15 integrantes:

- Altamiro Borges, Conceição Lemes, Conceição Oliveira, Eduardo Guimarães, Paulo Henrique Amorim, Renato Rovai e Rodrigo Vianna (que já compunham a comissão anterior);

- Leandro Fortes (representante do grupo que organizou o II Encontro em Brasília);

- um representante da Bahia (a definir), indicado pela comissão organizadora local do III Encontro;

- Tica Moreno (suplente – Julieta Palmeira), representante de gênero;

- e mais um representante de cada região do país, indicados a partir das comissões regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte). As comissões regionais serão formadas por até dois membros de cada estado, e ficarão responsáveis por organizar os encontros estaduais e estimular a formação de comissões estaduais e locais.

Os blogueir@s reunidos em Brasília sugerem que, no próximo encontro na Bahia, a Comissão Organizadora Nacional passe por uma ampla renovação.

f) Defender o Movimento Nacional de Democratização da Comunicação, no qual nos incluímos, dando total apoio à luta pela legalização das rádios e TVs comunitárias, e exigindo a distribuição democrática e transparente das concessões dos canais de rádio e TV digital.

g) Democratizar a distribuição de verbas públicas de publicidade, que deve ser baseada não apenas em critérios mercadológicos, mas também em mecanismos que garantam a pluralidade e a diversidade. Estabelecer uma política pública de verbas para blogs.

h) Declarar nosso repúdio às emendas aprovadas na Câmara dos Deputados ao projeto de Lei 4.361/04 (Regulamentação das Lan Houses), principais responsáveis pelos acessos à internet no Brasil, que são responsáveis pelo acesso de 45 milhões de usuários segundo a ABCID (Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital).

Brasília, 19 de junho de 2011.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ALGUMAS FOTOS






Album http://migre.me/53JGb

CARTA DO I ENCONTRO DE BLOGUEIROS E REDES SOCIAIS DO ALTO TIETÊ

Carta do I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê

Reunidos em 04 de junho de 2011, os participantes do I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê aprovaram o documento final com os seguintes itens:
  1. Que os blogueiros não copiem o conteúdo total de outros blogs. Copiem apenas parte do texto, dando crédito e link, e então façam seus comentários nos blogs deles;
  2. Jamais esquecer de colocar links e citar fontes nos blogs;
  3. Realizar o encontro anualmente, no primeiro semestre, de forma que se evite contágio eleitoral em anos em que haja o pleito;
  4. Propor aos sindicatos apoio a campanhas por reformas democráticas e pela democratização dos meios de comunicação, incluindo a promoção de debates e divulgação de temas como o marco regulatório das comunicações, PNBL e reforma política;
  5. Apoiar e desenvolver projetos que estimulem alunos e professores na utilização de ferramentas de comunicação, como rádio, blogs e redes sociais, meios que permitem fazer novas leituras da realidade;
  6. Promover o debate sobre a criação de uma rede de blogs que faça um contraponto ao projeto de poder pedagógico da mídia hegemônica, proporcionando no âmbito da educação a possibilidade de resistência;
  7. Lutar contra o AI5 digital;
  8. Propor a imediata revogação de artigos de Leis Orgânicas, Estatutos, Regimentos ou Regulamentos que contemplem a censura aos funcionários públicos dos municípios;
  9. Propor a liberalização de acesso aos blogs e redes sociais pelos funcionários públicos em seu ambiente de trabalho;
  10. Lutar para que todas as prefeituras do Alto Tietê implantem o acesso a internet, rede wi fi, de forma gratuita em todo o território da cidade. De forma emergencial, liberar o acesso a essa rede em todos os departamentos públicos, especialmente nas escolas;
  11. Implantar uma lista de discussão na qual todos os integrantes possam se comunicar e informar questões sobre as novidades e temas da blogosfera e redes sociais.
  12. Criação de uma associação de blogueiros;
  13. Apoio às frentes e as conferências de comunicação e frentes pela democratização da comunicação;
  14. Criar um site agregador para a blogosfera regional;
  15. Agendar um calendário de atividades pós-encontro;
  16. Alinhar a carta regional à nacional e estadual;
  17. Criar fórum de software livre;
  18. Dialogar com a comissão estadual para que seja construída uma agenda de encontros municipais, regionais, estaduais e nacional;
  19. Agendar conversa do movimento dos blogueiros com a Deputada Federal Luisa Erundina, com o Ministro Paulo Bernardo e o Deputado Estadual Antonio Mentor (Conselho Estadual Comunicação) para legitimar o debate nos diversos âmbitos;
  20. Criar condições para promoção de oficinas e workshop de formação para futuros blogueiros , incentivando o uso de tecnologias;
 Poá, 04 de junho de 2011

terça-feira, 14 de junho de 2011

TRANSMISSÃO AO VIVO DO ENCONTRO NACIONAL DE BLOGUEIROS

Rede Brasil Atual e TVT transmitem, ao vivo, o 2º encontro nacional de blogueiros

A Rede Brasil Atual e a Rede TVT transmitem ao vivo a partir desta sexta-feira (17) o segundo Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas (BlogProg), direto do auditório da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), em Brasília. Ao todo, estarão envolvidos na transmissão cerca de dez profissionais. O blogueiro Emerson Luis, do Nas Retinas e do podcast Na Varanda, participa da transmissão ao lado do editor da Rede Brasil Atual, Ricardo Negrão.
A cobertura especial começa logo na sexta-feira à noite, a partir das 19h, com as presenças confirmadas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do atual ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
No sábado, a transmissão começa logo pela manhã, com a discussão sobre mídia e a luta por um novo marco regulatório da comunicação.  O encontro acaba, no domingo, com uma plenária.
Redes Sociais
A transmissão seguirá durante todo o evento, levando pelos sites entrevistas, discussões e debates. Os usuários do Twitter vão usar a hashtag #2BlogProg e o link para o ao vivo (http://bit.ly/BlogProg), além de informações nos perfis da Rede Brasil Atual e Rede TVT. Também a partir da sexta-feira estará disponível o embed para que blogueiros também possam transmitir em seus espaços as discussões.
fonte: baraodeitarare.org.br

MOVIMENTO AMPLO PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PELO DIREITO À COMUNICAÇÃO DO ALTO TIETÊ

O I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais foi um tremendo sucesso, foram 193 inscrições pelo site oficial, fora os que se inscreveram no dia. O Paulo Henrique Amorim e o Eduardo Guimarães deram um show de conhecimento e de defesa da liberdade de expressão e pelo direito a comunicação.


Próximos passos:
Antes de terminar o Encontro fizemos uma breve plenária e foi lançada uma proposta pelos integrantes do Movimento Software Livre de Guarulhos o 
“MOVIMENTO AMPLO PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PELO DIREITO À COMUNICAÇÃO DO ALTO TIETÊ”

A comissão organizadora do I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê fará uma reunião de balanço do evento e irá chamar a todos para engrossar este movimento.

Acredito que uma Plenária Geral Regional deva ser chamada logo depois do Encontro Nacional (16-18/06), será um importante momento para aprovar algumas questões organizativas e aprovar o nome oficial do nosso movimento regional.



Texto completo Etica-Social

ENCONTRO DE BLOGUEIROS

Neste sábado (04/06/2011) participei do 1.o Encontro dos Blogueiros do Alto Tietê em Poá. Inicialmente, a minha intenção era prestigiar meus amigos Leandro de Jesus e Saulo Souza, e também assistir à Palestra de Paulo Henrique Amorim, que é um jornalista que admiro.

Quem me conhece sabe o quanto gosto de escrever sobre, e defender, tudo o que priorize o bem comum. A "política" que usa a ingenuidade e fraqueza da população, carente em todos os sentidos, e aqueles que sempre querem levar vantagens, não aceito.

Neste evento, tive oportunidade de aprender algumas coisas sobre blogs e mídia e conhecer pessoalmente pessoas incríveis: Ana Maria Coelho, Rose Melsburger, Eduardo Guimarães, Rodrigo Cunha, Leonardo Sakamoto e outros que fizeram parte da mesa de debates. Alguns jornalistas e detentores de blogs.

Ana Maria Coelho trouxe algo, que a mim ficou para reflexão, sobre qual o objetivo de um blog? O quê eu quero passar àqueles que o acessam?

texto completo Fafa em novo tempo

quarta-feira, 8 de junho de 2011

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO II BLOGPROG


A programação oficial do II Encontro Nacional dos Progressistas (BlogProg), construída de forma coletiva e democrática, tem como eixo principal a luta pela democratização dos meios de comunicação, por um novo marco regulatório para o setor e pela implantação e aperfeiçoamento do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Além disso, ela contempla, em várias oficinas, inúmeros temas de interesse da blogosfera. A programação ainda poderá sofrer alguns ajustes. Um deles é a inclusão de uma palestra do ex-presidente Lula, que já confirmou a presença no encontro, mas ainda não formalizou sua participação.
Data: 17, 18 e 19 de junho.
Local: Centro de Convenção da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC)
SGAS. Avenida W-5, Quadra 902, Bloco C – Telefone: (61) 3214-8000
Dia 17 de junho, sexta-feira
17 horas – Início do credenciamento.
19 horas – Palestra do ministro Paulo Bernardo sobre os desafios da comunicação no governo Dilma Rousseff;
21 horas – Festa de confraternização.
Dia 18 de junho, sábado
9 horas – A luta por um novo marco regulatório da comunicação.
- Deputada Luiza Erundina – coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão;
- Jurista Fábio Konder Comparato – autor da Ação de Omissão (ADO) do Congresso Nacional na regulamentação da comunicação;
- Professor Venício Lima – autor do livro recém-lançado “Regulação das comunicações”.
14 horas – Oficinas autogestionadas e simultâneas.
1- Os partidos e a luta pela democratização da comunicação.
- José Dirceu (PT), João Arruda (PMDB), Brizola Neto (PDT), Renato Rabelo (PCdoB), Randolfe Rodrigues (PSOL) – mediação: José Augusto Valente;
2- O sindicalismo na era da internet.
- Artur Henrique (CUT), Luis Carlos Mota (FS), Nivaldo Santana (CTB), Ricardo Patah (UGT), Ubiraci Dantas (CGTB) e Toninho (Diap) – mediação: Rita Casaro;
3- A política da internet, tecnologias e a neutralidade na rede.
- Sérgio Amadeu, Marcelo Branco, Ricardo Poppi, José Carlos Caribé, Tatiane Pires – mediação: Diego Casaes;
4- Arte, humor e militância na internet: compartilhando experiências.
- Mediação: Sérgio Teles;
5- Reforma agrária e as perspectivas na comunicação.
- Gilmar Mauro, Rodrigo Vianna, Letícia Silva, Sergio Sauer – mediação: Igor Felippe;
6- Mulheres na blogosfera.
- Luka da Rosa, Amanda Vieira, Mayara Melo – mediação: Niara de Oliveira;
7- Perseguição e censura contra a blogosfera.
- Paulo Henrique Amorim, Esmael Morais e Lino Bocchini – mediação: Altamiro Borges.
8- A militância digital e as redes sociais
- Eduardo Guimarães, Luis Carlos Azenha, Conceição Oliveira (Maria Frô) – mediação: Conceição Lemes.
9- Lan Houses e a internet na periferia.
- Mediação: Mario Brandão.
10- A outra economia da comunicação.
- Ladislau Dawbor, Marcio Pochmann, Clayton Mello – mediação: Renato Rovai.
• Oficina sobre ferramentas do blog – mesa: Marcos Lemos;
Dia 19 de junho, domingo
9 horas – reuniões em grupo: troca de experiência, balanço e desafios da blogosfera progressista;
14 horas – Plenária final: aprovação da carta dos blogueiros e constituição da nova comissão nacional organizadora.
fonte: baraodeitarare.org.br

REPORTAGEM SOBRE O ENCONTRO

FOLHETIM CULTURAL COMENTA O ENCONTRO

Neste último sábado Poá recebeu o I Encontro dos blogueiros do Alto Tietê, o evento recebeu mais de 180 inscrições e contou com o público de todas as cidades da região. O Folhetim Cultural marcou presença com Magno Oliveira representando o blog, ao final o blogueiro recebeu um certificado pela participação no evento, Natan Fellipe foi o responsável pelos cliques e trás várias fotos para nós. Ao longo desta semana vocês irão ter todos os detalhes deste encontro aqui no Folhetim Cultural. Hoje vamos trazer a primeira parte do encontro que contou com a participação de Paulo Henrique Amorin e Eduardo Guimarães.


Às 09 horas da manhã aconteceu o credenciamento de forma tranquila, o público que compareceu ao evento recebeu identificação, material para acompanhar as palestras. O evento ocorreu no Centro Cultural Taiguara. Após o credenciamento estava marcado para ás 10 da manhã, a abertura do evento com a apresentação da comissão organizadora formada por: Adilson Santos, Fotográfo, blogueiro; Everton Glavão, Designer, facebooker; Jair Pedrosa, gestor de redes sociais, blogueiro; Leandro de Jesus, jornalista, blogueiro; Leonardo Ferreira, jornalista, twitteiro; Marcos Dormel, Pastor, Assessor de Gabinete, blogueiro; Saulo Souza, Supervisor de empresa pública, blogueiro. 

Porém Paulo Henrique Amorin atrasou e a palestra com sua presença que estava marcada para ter ínicio ás 10h30, começou ás 11h30 e apresentação da comissão organizadora ocorreu de forma rápida ás 11h15.
Neste intervalo que houve todos os presentes, foram convidados a tomar um café da manhã com salgados, os blogueiros tiveram a oportunidade, se conhecer, trocar conhecimentos e trocarem endereços eletrônicos. Neste momento além de Natan Fellipe registrar o momento com fotos, 

Presenciaram o evento importantes nomes da cidade de Poá como os vereradores Junior da Locadora e Lauriston Barros, o prefeito da cidade Testinha, Carlos Datovo presidente do PSOL, Milton Bueno pré candidato a prefeitura da cidade na próxima eleição e o Vice Prefeito de Poá Marcos Borges.


Texto completo Folhetim Cultural

I ENCONTRO DE BLOGUEIROS É REALIZADO COM SUCESSO

Apesar do frio, mais de 150 pessoas sairam de suas casas para  participar o 1º Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê, realizado no Centro Cultural Taiguara, em Poá, no dia 04 de junho de 2011. Durante o evento que durou o dia todo foram apresentadas palestras de jornalistas como Paulo Henrique Amorim,  Leonardo Sakamoto e Cesar de Oliveira, do ativista social Eduardo Guimarães, do deputado federal Ivan Valente, da blogueira Ana Maria Coelho,  entre outros. 

"Nosso objetivo foi reunir blogueiros da região e de outros Estados para que haja uma integração e se discuta questões relacionadas à liberdade de Imprensa e de expressão na Internet", destacou um dos organizadores do encontro, Jair Pedrosa. Segundo ele, 194  pessoas se inscreveram para as palestras e mesas de debate.

O primeiro palestrante, Paulo Henrique Amorim contou um pouco da história do 1º Encontro Nacional de Blogueiros, realizado no ano passado, em São Paulo,  e convidou todos à participar do 
2º Encontro que será realizado em Brasília nos dias 17, 18 e 19 de junho.

Já Eduardo Guimarães, autor do Blog da Cidadania (http://www.blogcidadania.com.br/), destacou que esse tipo de plataforma faz parte de um universo que está mudando radicalmente o mundo. "Trata-se do primeiro meio de comunicação alternativo capaz de atingir grandes contingentes. O blog viabilizou o processo que desarticulou o sistema de comunicação anterior, que era composto apenas por rádio, televisão e jornal", comentou.Segundo ele, é importante que se discuta a existência das redes sociais, porque elas dão voz para a população. "Essa é primeira vez na história da humanidade que se tem possibilidade de todos os cidadãos falarem da mesma forma. Basta ter acesso à Internet e saber o que dizer". Guimarães ressaltou ainda que na televisão as notícias podem chegar mais rápido, mas no universo virtual ela é mais contínua. "A notícia circula e pode ser acessada para sempre", completou. 


Texto completo: Joselito Almeida

domingo, 5 de junho de 2011

PAULO HENRIQUE AMORIM NO #BLOGUEIROSAT: PARTE II

PAULO HENRIQUE AMORIM #BLOGUEIROSAT: PARTE I

A VEZ DA REGIÃO DO ALTO TIETÊ

Estive ontem na cidade de Poá prestigiando o I Encontro de Blogueiros do Alto Tietê com a companhia de outros(as) companheiros(as) da comissão do I Encontro Estadual. Apesar do frio, fiquei feliz em participar e ver como o nosso Estado tem avançado no debate acerca da democratização da comunicação social brasileira.

Pela manhã a mesa foi composta por Paulo Henrique Amorim (blog conversa afiada) e Eduardo Guimarães (blog da cidadania) que abordaram questões referentes ao marco regulatório na comunicação social e a necessidade de universalização da banda larga (PNBL).

Após o almoço, este "sujo" blogueiro e seu companheiro de luta Aparecido, fomos surpreendidos com o convite para participarmos da mesa. Com alegria e nos sentindo honrados, fomos em frente. Nos juntamos a Ana Maria Coelho, analista de mídia do Sebrae.


Na mesa seguinte, a derradeira, participaram Leonardo Sakamoto (blogueiro do UOL), Leandro de Jesus (membro da comissão organizador do evento) e Ivan Valente (deputado federal do PSOL/SP) que abordaram temas sobre a participação da sociedade na luta pela reforma agrária e pelo exercício da cidadania nas redes sociais, a dificuldade que a região do Alto Tietê tem com a telefonica e o serviço de banda larga, dentre outros.


texto completo: Midia Caricata