domingo, 19 de fevereiro de 2012

VEM AÍ: II ENCONTRO DE BLOGS E REDES SOCIAIS DO ALTO TIETÊ

Está confirmado o II Encontro de Blogs e Redes Sociais do Alto Tietê. Este ano, o evento será realizado em Suzano, dia 21 de abril, no Teatro Armando de Ré. Os blogueiros, usuários de redes sociais e comunicadores em geral já se programam para realizar um grande debate das mídias alternativas, da liberdade de expressão, democratização dos meios de comunicação, do acesso à banda larga e da inclusão digital.

O Alto Tietê vem protagonizando nos últimos anos importantes eventos com o objetivo de discutir a internet e os meios de comunicação. A região já foi palco de uma Conferência Regional de Comunicação, Feira de Instalação de Software Livre, debate sobre o AI5 Digital, além do encontro de blogueiros que se realizou ano passado, em Poá. Naquela oportunidade, ao longo do dia, mais de 200 participantes acompanharam as palestras de representantes da região, a exemplo de Ana Maria Coelho, do Instituto Ethos, e de conhecidos debatedores, como os jornalistas Paulo Henrique Amorim e Leonardo Sakamoto, além do Deputado Federal Ivan Valente (PSOL).

Os Blogueirosat, como são chamados os participantes do movimento, promovem o evento também como intuito de celebrar a contribuição dada pelos internautas para aprimorar a democracia do país. A internet tem sido palco de grandes discussões do espaço público e a partir dela diversos movimentos e manifestações tem ocorrido em todo o Brasil. As cidades do Alto Tietê têm problemas semelhantes e os usuários da rede podem cada vez mais contribuir nos debates e propor soluções.

Os eventos na região também têm sido marcados pela diversidade de seu público. A Historiadora e representante da Comissão Nacional de Blogueiros, Conceição Oliveira, quando participou do "Debate e Confraternização", em Dezembro de 2011, comentou sobre o assunto. “O que eu gostei de ver aqui, e é diferente dos lugares em que tenho ido, é a diversidade de idade, participação de políticos e militantes de vários partidos. É isso mesmo, o direito à comunicação, à banda larga, não pode ser um briga partidária, tem de ser uma briga da sociedade civil”, lembrou.

Informações sobre palestrantes, inscrições e outros detalhes podem ser acompanhadas em www.blogsdoaltotiete.blogspot.com e www.twitter.com/blogueirosat.

Veja fotos e vídeos dos eventos:

Repercussão Mídia Caricata, Joselito, Folhetim Cultural, Fafá, Jair . Todas as reportagens nas mídias impressas podem ser acompanhadas nos links do arquivo do blog.

Comissão II BlogueirosAT