sábado, 28 de abril de 2012

ENCONTRO DE BLOGUEIROS REUNIU 200 PARTICIPANTES

IMG_6987
O II Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê reuniu no último sábado, dia 21, ao menos 200 internautas de toda a região, no Teatro Dr. Armando de Ré, em Suzano. O evento teve como objetivo debater a democratização dos meios de comunicação, a liberdade de expressão e discutir a temática dos Direitos Humanos na Internet. Com o sucesso, o evento já se consolida como um dos maiores debates de comunicação do Estado.

O prefeito de Suzano, Marcelo Candido, que fez a abertura do evento, destacou o papel da internet na ampliação do direito à comunicação, durante a abertura do encontro. Candido falou sobre o poder da internet de possibilitar que mais pessoas possam se expressar livremente, ampliando o diálogo e a manifestação de ideias, antes restrita a quem detinha os meios de comunicação. “O monopólio da comunicação fazia com que a informação fosse única, afastando o poder de comunicar que cada um tem”, disse. “É um grande momento que a humanidade vive. Esses instrumentos [blogs e redes sociais] precisam ser apropriados pela sociedade para que o debate ocorra de maneira clara, objetiva e verdadeira”.

A mesa de abertura do evento teve a participação dos professores Willian Araújo, Coordenador do Curso de Comunicação da Universidade Mogi das Cruzes e Douglas de Matteu, da FATEC, além de Silmara Helena, Secretária de Comunicação da Prefeitura de Suzano.

Em seguida, os internautas da região tiveram espaço para contar as experiências locais com blogs, redes sociais e programas de inclusão digital. Participaram Rose Meusburger, Dih Maciel, Prof Wilner e Luiz Jacometti.

A última e mais quente mesa do dia tratou dos Direitos Humanos na rede. Neste debate, estiveram Carlos Gianazzi, Deputado Estadual (PSOL) e o Jornalista Dojival Vieira, da Afropress. Ambos discutiram de que modo pode-se combater o racismo e a homofobia.

Além dos presentes, o encontro alcançou milhares de pessoas em todo o país, pois os debates foram transmitidos ao vivo pela internet e replicados por diversos sites e comentados através do Twitter e Facebook.

O saldo do evento foi positivo e os internautas saíram com a missão de realizar levantamento dos blogueiros da região, de modo a conhecer os assuntos e perfis dos escritores. O encontro foi promovido por uma comissão organizadora e contou com os apoios da Prefeitura de Suzano e da ADRAT (Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê).

sexta-feira, 20 de abril de 2012

TRANSMISSÃO AO VIVO

Copie o código e transmita ao vivo em seu site

<iframe src="http://itv.netpoint.com.br/pt/iVideo.asp?id=aovivo&velocidade=alta"
name="frame" width = "480px" marginwidth="0px" height = "360px"
marginheight="0px" align="center" scrolling="No" frameborder="no"
class="centro" id="frame"></iframe>

segunda-feira, 16 de abril de 2012

CONFIRMADO: SERGIO AMADEU

Sérgio Amadeu da Silveira é Sociólogo, defensor do Software Livre e da Inclusão Digital no Brasil. Teve grande engajamento na difusão de Telecentros e foi presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Amadeu é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e, atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), eleito no Congresso de Reconstrução da entidade, em 1981.

Sua carreira nas áreas de Inclusão Digital e Software Livre começou no Instituto Florestan Fernandes, ao participar da criação do Projeto Sampa.org de telecentros comunitários. Amadeu criou e ficou à frente da Coordenadoria do Governo Eletrônico da Secretaria Municipal de Comunicação e Informação Social da Prefeitura de São Paulo, na Gestão de Marta Suplicy. Reformulou o portal da prefeitura de São Paulo e criou a Rede Pública de Telecentros, que chegou a ter 129 unidades em dezembro de 2004.

Em sua gestão à frente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) , a instituição assumiu a secretaria executiva do Projeto Casa Brasil, de inclusão digital. Participou da criação do Comitê de Implementação de Software Livre (CISL), uma iniciativa para incentivo ao uso do software público.

Em 2005, deixou o cargo e voltou a atuar como professor de pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Também foi o consultor de conteúdo do Campus Party Brasil 2009 e um dos organizadores do Fórum da Internet no Brasil em 2011.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

CONFIRMADO: DANIEL ILIESCU, PRESIDENTE DA UNE

O carioca Daniel Iliescu, 26 anos, é aluno de ciências sociais da UFRJ, foi eleito Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), ao final de um processo que envolveu mais de 1,5 milhão de estudantes.

Está encerrando o bacharelado – onde desenvolveu gosto pela pesquisa e foi bolsista– para iniciar a licenciatura, preparando-se para ser professor. Entre seus grandes sonhos, está o de trabalhar nas salas de aula do país: “Espero ver o fim do analfabetismo no Brasil em breve, se todos se empenharem”

O jeito afável e manso, no entanto, não é o mesmo quando tira os óculos e pega o microfone, liderando os estudantes nas ruas, em protestos e lutas difíceis do movimento estudantil. Foi o lado enérgico e capaz de contagiar milhares de jovens que levaram Daniel Iliescu, enquanto foi presidente da União dos Estudantes do Rio de Janeiro, a conquistar vitórias históricas no estado como a aprovação do meio passe nos transportes para estudantes do Prouni e cotistas de universidades da capital.

Iliescu  acompanha as últimas notícias pelo smartphone, um Motorola Atrix, de onde acessa o Twitter e o Facebook, sempre postando ou repassando alguma coisa. Monitora os blogs de política pela internet, mas afirma que não abre mão também dos jornais de papel: “Leio a Folha de S. Paulo e o Globo todos os dias”.

O presidente da UNE se diz satisfeito com a recente onda de marchas e movimentos independentes, muitas vezes iniciados na internet, que têm ocupado as ruas do país. Iliescu espera, em sua gestão, melhorar a participação da UNE na rede digital e ampliar os temas em discussão dentro da entidade, como por exemplo a questão das drogas.

CONFIRMADO: DEP. ESTADUAL CARLOS GIANNAZI

Diretor de escola pública com mestrado em História e Filosofia da Educação e doutorado em História Econômica (USP), e vereador da cidade de São Paulo em duas legislaturas, Carlos Giannazi foi eleito pela primeira vez deputado estadual em 2006 (com 50 mil votos) pelo Partido Socialismo e Liberdade e entrou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo como líder de bancada do PSOL, lastreado por um longo histórico de lutas em prol da melhoria da Educação. 

Ele sempre atuou na defesa do magistério, da Educação pública e do movimento social pela abertura de novas vagas nas escolas públicas, assim como no endosso inegociável da gratuidade e da qualidade de ensino para todos.

Giannazi é membro titular da Comissão de Educação da ALESP e apresentou diversos projetos de lei para o setor como o que acaba com a superlotação de salas de aula, o que extingue a ‘Lei da Mordaça’ para os servidores públicos em geral (inclusos os docentes e o quadro de apoio escolar) e o que cria ETECs nas áreas de alta demanda social, bem como o que aumenta o vale-refeição estadual ao funcionalismo e a proposta que dispõe sobre a reestruturação do DPME. 

Coordena na Casa as Frentes Parlamentares pela Diversidade Sexual e Contra a Homofobia, em defesa da escola pública, dos músicos contra a OMB, e a Frente contra os pedágios. É autor dos requerimentos de instalação das CPIs da Educação, da Segurança Pública, do DPME, do Poder Judiciário e foi vice-presidente da CPI do ECAD. Foi reeleito em 2010 (com 100 mil votos) para dar continuidade às lutas sociais na ALESP.

terça-feira, 10 de abril de 2012

CONFIRMADO: PROF WILLIAN ARAÚJO

William Pereira de Araújo, jornalista, é o atual coordenador do Curso de Comunicação Social da Universidade de Mogi das Cruzes. Formado em 1989, fez pós-graduação na Cásper Líbero, e mestrado e doutorado na Universidade Metodista de São Paulo, quando estudou respectivamente o Ibope e a Crise da Identidade no Jornalismo.

Participou de vários projetos ligados à educação e coordenado o projeto Superação dentro do Curso de Jornalismo da UMC. Apostou na Internet realizando experiências com os alunos da UMC e da Faculdade FAAT, em Atibaia. Exemplo disso pode ser visto no Webjorsuperação (http://webjorsuperacao.blogspot.com.br), Teoria Líquida (http://teorialiquida.wordpress.com), Jornalismo Faat (http://jornalismofaat.wordpress.com), Inovajor (http://inovajor.blogspot.com.br), entre outros.

Atualmente dedica-se exclusivamente à educação, priorizando experiências nas redes sociais (http://twitter.com/webjorsuperacao) e em projetos de iniciação científica.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

CONFIRMADO: DOUGLAS DE MATTEU

Douglas de Matteu é docente na Fatec de Mogi das Cruzes, na Universidade de Mogi das Cruzes e na Faculdade Unidade de Suzano – UNISUZ e em cursos de Pós-graduação. É também Presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Marketing – ABPMarketing.

Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação; Especialista em Marketing; Especialista em  Educação a Distância; Bacharel em Administração de Empresas e Formado em Marketing e promoção de Vendas.

Professional Self Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association) e GCC (Global Coaching Community).

Practitioner em Programação Neurolinguistica com reconhecimento internacional da The Society of NLP ™ - licenciada por Richard Bandler, criador da PNL. Tem formação em Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation.

Desenvolve treinamentos em in company, palestras, Coaching e Consultoria e é Diretor do Grupo MONFER Consultoria e Coaching no estado de São Paulo. É coautor dos Livros: Manual Completo de Coaching, Ser + em Vendas Volume II, Ser + Criatividade e Inovação, Ser + Gestão de Pessoas e Ser + com Qualidade Total, pela Editora Ser Mais. 

Acompanhe seus textos no Blog do Prof Douglas de Matteu

sábado, 7 de abril de 2012

BLOGUEIROSAT: VEJA COMO FOI EM 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ENCONTRO NACIONAL DE BLOGUEIROS

Agora está confirmado: O III Encontro Nacional de Blogueir@s ocorrerá em Salvador, Bahia, nos dias 25, 26 e 27 de maio. A estrutura do evento, que deve reunir cerca de 500 ativistas digitais de todo o país, já está quase toda montada. A comissão nacional organizadora do BlogProg tem realizado os últimos esforços para garantir alojamento e refeição para todos os participantes. A inscrição para encontro vai até o dia 11 de maio. O valor é de R$ 60,00 para os ciberativistas e de R$ 30,00 para estudantes.

Para viabilizar a estrutura do evento, a comissão organizadora ficou responsável pelo contato com cerca de 40 entidades populares, sítios e publicações – os chamados “Amigos da Blogosfera”. A exemplo dos dois encontros anteriores, eles deverão contribuir financeiramente. Também estão sendo feitas articulações junto a instituições públicas e empresas para bancar o III BlogProg. Todos os apoiadores terão seus nomes divulgados na blogosfera e nas redes sociais, garantindo total transparência para o evento.


quarta-feira, 4 de abril de 2012

II ENCONTRO DE BLOGS E REDES SOCIAIS DO ALTO TIETÊ

CONFIRMADO: PROF WILNER

Professor da rede pública e particular no Estado de São Paulo, licenciado em matemática pela Universidade Braz Cubas. Fez uma disciplina de Fundamentos de Geometria como aluno especial válida para o Mestrado em Educação Matemática pela Unesp, Campus Rio claro, e atualmente cursa a Pós Graduação em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense - RJ.

Escreve no Blog do Prof Wilner e trabalha os temas de Educação e Trabalho, voltado à divulgação de vagas em cursos de ensino técnico e superior, além de empregos. Publica ainda artigos com análises sobre o modelo de educação e orientações a alunos.

COMUNICADO

A assessoria do Deputado Federal Paulo Teixeira (PT) entrou em contato com a Comissão Organizadora do II Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê para cancelar a participação dele no evento. Segundo a mensagem, o parlamentar irá representar o Partido dos Trabalhadores em um evento na Itália, na mesma data.

Comissão Organizadora
#2BlogueirosAT

segunda-feira, 2 de abril de 2012

CONFIRMADA: ROSE MEUSBURGER

Rose Meusburger - diretora-executiva da Gaia Brasil Eventos e Gestão Cultural, é responsável por capacitação de agentes culturais, organização de eventos e espetáculos. Presta assessoria para elaboração de projetos sócio-culturais para pessoas físicas (artistas e grupos), pessoas jurídicas (1º. 2º. e 3º. setores) na gestão administrativa, financeira e prestação de contas.

Membro da Comissão Gestora da Rede de Agentes Culturais de São Paulo ( 2000 a 2006). Vice-Presidente da Rede Brasil de Produtores Culturais Independentes (desde 2008), Membro do Conselho Consultivo da Educoop Cultural (desde 2010) e Membro da Cooperativa Cultural Brasileira (desde 2006). Recebeu em 2011 os Prêmios: Mulher de Expressão – Produção Cultural, concedido pelo Grupo Mogi News; Promotores de Desenvolvimento, na categoria Liderança Comunitária 2011/2012 e Manoel Maria Souza Neto – Netinho 2011, na categoria Formação.

“Acredito que a comunicação virtual, além da agilidade necessária para a efetivação de negócios, é a máquina para mover a economia criativa. Dentro desse conceito é que temos além do blog (www.gaiabrasil.com.br) vários perfis mantidos na rede (Facebook / Linkedin / Twitter / Youtube / Flickr, etc), salienta Rose.