terça-feira, 31 de maio de 2011

ÚLTIMAS VAGAS PARA O ENCONTRO

Mais de 160 internautas já garantiram a inscrição


Continuam abertas as Inscrições para o I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê. O encontro que ocorrerá em 04 de junho, no Centro Cultural Taiguara, em Poá, tem a proposta de promover a discussão sobre a internet e o papel dos blogs na tarefa de democratizar a comunicação. 

Entre os nomes confirmados estão o jornalista Paulo Henrique Amorim (Rede Record de Televisão), Leonardo Sakamoto (presidente da ONG Repórter Brasil), Eduardo Guimarães (presidente do Movimento dos Sem-Mídia, editor do Blog da Cidadania), Ale Rocha (Yahoo Brasil) e Ana Maria Magni Coelho (SEBRAE-SP).

Estão confirmados também para o encontro, o Deputado Federal Ivan Valente (Participante ativo na criação da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular, da Câmara dos Deputados) e o jornalista Cesar de Oliveira (especialista em comunicação digital e mídias sociais).


Os blogs e as redes sociais representam hoje uma forma de contraponto e complemento às informações diárias. Dentro desse contexto, nasce o I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê, com a proposta de promover a discussão sobre a internet na região do AT, no estado e no país. Os objetivos da blogosfera e seu potencial de ampliação estarão em pauta durante o evento.

Pessoais, corporativos, organizacionais, de gênero, jornalísticos. Atualmente, a blogsfera que conquistou seu espaço, vem ampliando a democracia e consolidando-se como espaço legítimo disseminação da informação. 

O evento é aberto a blogueiros, tuiteiros, usuários de redes sociais da internet e internautas em geral, interessados no debate sobre a democratização da comunicação.


O Centro Cultural Taiguara, fica localizado na Alameda Pedro Kalil, 50, Poá. O evento conta com apoio da Secretaria de Cultura de Poá.


A Comissão Organizadora do encontro está aberta às sugestões – que devem ser enviadas para blogueirosat@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas no blog do encontro, www.blogsdoaltotiete.blogspot.com. A organização divulga também o endereço do twitter: @Blogueirosat.

Serviço
I Encontro de Blogueiros do Alto Tietê 
http://www.blogsdoaltotiete.blogspot.com/
Data: 04 de Junho de 2011 - Sábado 
Local: Centro Cultural Taiguara 
Endereço: Alameda Pedro Kalil, 50, Poá / SP 
Inscrições e informações: www.blogsdoaltotiete.blogspot.com
http://www.twitter.com/blogueirosat

Comissão de Organizadora do encontro:
Adilson Santos, Fotógrafo, blogueiro 
Everton Galvão, Designer, facebooker
Jair Pedrosa, Gestor de redes sociais, blogueiro
Leandro de Jesus, Jornalista, blogueiro
Leonardo Ferreira, Jornalista, twitteiro
Marcos Dornel, Assessor de Gabinete, blogueiro
Saulo Souza, Supervisor de empresa pública, blogueiro

PAULO HENRIQUE AMORIM NO ENCONTRO DE BLOGUEIROS DO CEARÁ

E no dia 04 de junho ele estará em Poá, no #blogueirosat

segunda-feira, 30 de maio de 2011

CONTAGEM REGRESSIVA PARA O #BLOGUEIROSAT

Os internautas da região estão em contagem regressiva para o I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê. A poucos dias do evento, mais de 150 participantes já garantiram a inscrição para os debates.

O encontro, que será realizado no Centro Cultural Taiguara, em Poá, se somará a todos os outros que estão sendo realizados nos Estados do país e pretende contribuir com sugestões para o Encontro Nacional de Blogueiros, que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de junho. 

O Alto Tietê, região de grande importância no Estado de São Paulo, voltará a debater os pontos positivos e negativos no atual cenário de comunicações do Brasil. A intenção é que essas questões não saiam da pauta local e novos debates, fóruns e encontros surjam a partir desse momento.

Confira a programação e faça sua inscrição de forma antecipada. Não há cobrança de taxa. Informamos ainda que no encontro haverá rede wi fi aberta para utilização pelos presentes.

ATIVISTAS DIGITAIS PROMOVERAM ENCONTRO NO AMAZONAS

No último sábado (28), 127 blogueiros, twitteiros e usuários de redes sociais em geral estiveram presentes no I Encontro Estadual de Ativistas Digitais do Amazonas, realizado no auditório da unidade de Direito da Uninorte. A atividade contou com a participação da blogueira e representante do Centro de Mídias Alternativas Barão de Itararé, Maria Frô, que qualificou o debate sobre o papel da internet na democratização da comunicação.
A inserção do estado na campanha “Banda Larga é um direito seu” e a necessidade da produção de mais conteúdo pelos meios alternativos foram algumas das principais definições aprovadas na plenária final.

Os ativistas digitais amazonenses foram prestigiados por setores destacados da juventude e da comunicação do estado. A chefe do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Decom-Ufam), Inara, o representante da Pastoral de Comunicação (Pascom), Pe. Anselmo Dias, o representante da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Bruno Correa, e a coordenadora do curso de Ciência da Computação da Uninorte, Auria Melo, ressaltaram a importância da luta pelo direito à internet na mesa de abertura.

A morte do líder rural Adelino Ramos, o Dinho, em Porto Velho, foi lembrada pelos organizadores. O fato impediu a participação da senadora Vanessa Grazziotin e do titular da Secretaria de Estado de Produção Rural, Eron Bezerra, que justificaram a ausência por estarem no velório do camponês. Além deles, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, César Wanderlei, não compareceu por conta de problemas de saúde.

De acordo com o secretário estadual de comunicação da UJS e um dos organizadores, Anderson Bahia, a atividade inseriu o Amazonas no debate nacional e acrescentou as peculiaridades regionais. “Chamamos atenção para o dano existente num país com grande diversidade cultural ter a população com opinião uniforme sobre assuntos variados. E apontamos a principal carência dos nossos municípios: a falta de informação que impede as pessoas conhecerem e transformarem o meio em que vivem”, afirmou.

texto completo vermelho

CARTA DO I ENCONTRO DE BLOGUEIROS E TWITTEIROS DO RS

(Câmara Municipal de Porto Alegre – 29 de maio de 2011)
O 1º Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do Rio Grande do Sul se constitui baseado na convicção de que a comunicação é um direito universal. No Brasil, no entanto, ela é tratada como um produto, de acordo com a lógica de mercado, que transforma direitos em privilégios de uma pequena parcela da população, tornando-se, assim, uma ferramenta de opressão e marginalização. Para que todos e todas tenham acesso não apenas a uma informação qualificada e plural, mas à produção de conteúdo, defendemos a participação de toda a sociedade no debate da comunicação que queremos. É nesse contexto que se inserem os meios digitais, como uma alternativa democrática e acessível para ampliar as vozes e tornar a comunicação efetivamente um direito de todos os setores da sociedade.
Para que seja garantido o acesso e a pluralidade da comunicação, defendemos:
1. Discussão com a sociedade civil organizada para a criação do Conselho Estadual de Comunicação, discutindo a execução de políticas públicas para democratizar a comunicação digital, garantindo a ampliação do acesso aos meios de expressão.
2. Políticas públicas para a comunicação e os comunicadores e as comunicadoras digitais, que levem em consideração a necessidade de capacitação e investimentos, para viabilizar e qualificar a produção de conteúdo web, e a democratização das verbas de publicidade.
3. Políticas de empreendedorismo, fomento e formalização, de forma que os comunicadores e as comunicadoras digitais possam cumprir as necessidades legais para a plena prestação de serviço.
4. Capacitação, organização e articulação coletiva e permanente da rede #BlogProgRS, por regiões do estado e temas de intervenção, além da interação com os movimentos sociais.
5. Um serviço público de banda larga para acesso domiciliar e em espaços públicos, que garanta a ampla transmissão e recepção de conteúdos multimídias, como um direito universal para todos e todas.
6. Inclusão digital com políticas públicas de acesso, em espaços com conteúdo e projeto pedagógico, quando possível, em articulação com a educação popular e formal, para qualificação e formação continuada de comunicadores e comunicadoras digitais.
7. Garantia da liberdade de expressão e livre circulação da informação, pelo bem da democracia e do livre debate, contra iniciativas de cerceamento na internet, como o AI5 Digital, a censura exercida pela mídia tradicional sobre a Blogosfera e a criminalização dos blogueir@s.
8. Manutenção da neutralidade na rede, pela igualdade de condições de acesso a todas as informações disponíveis na internet.
9. Revisão da Lei de Direito Autoral para a ampliação da produção, do compartilhamento e da distribuição de conteúdo.
10. Uma Lei de Meios para regulamentar a comunicação, que combata os monopólios e garanta programação regionalizada, diversificada e qualificada.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

MARCO REGULATÓRIO: PROPOSTA PARA UMA COMUNICAÇÃO DEMOCRÁTICA

Nós, militantes de entidades e movimentos sociais reunidos no seminário “Marco regulatório: propostas para uma comunicação democrática”, promovido pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, afirmamos a importância de o Governo Federal iniciar o debate público sobre um novo marco regulatório para o setor, com a apresentação de um anteprojeto de lei a ser amplamente discutido com a sociedade brasileira.

Entendemos que a sociedade já deu uma significativa contribuição ao debate com a realização da I Conferência Nacional de Comunicação, em 2009. As mais de 600 propostas ali aprovadas representam demandas de um conjunto significativo de cidadãos e cidadãs e entidades da sociedade civil, do poder público e do setor empresarial, e devem ser utilizadas como referência neste debate.

Este novo marco regulatório deve abranger todo o setor de comunicações, dando conta do processo de convergência e estabelecendo regras que afirmem a liberdade de expressão e o direito à comunicação
de toda a população, buscando garantir a pluralidade e a diversidade informativa e cultural.

Entre os pontos abordados, devem estar os artigos 220, 221 e 223 da Constituição Federal, que afirmam princípios fundamentais, mas seguem até hoje sem regulamentação. Deve ser previsto um processo regulatório
amplo, a ser aplicado por um órgão regulador com significativa participação social.

Destacamos que este debate não pode ser feito sem o pleno envolvimento da sociedade brasileira, representada em toda a sua diversidade. De sua parte, as entidades participantes deste seminário se colocam a
tarefa de organizar suas propostas em um documento que sintetize e aprofunde as referências da I Conferência Nacional de Comunicação, a fim de compartilhar esse acúmulo com o conjunto da população.

Entendemos que, neste momento, esta é a principal tarefa posta para o Ministério das Comunicações, juntamente com políticas que garantam a universalização da banda larga, que não será feita sem a definição
deste como um serviço a ser prestado em regime público.

Reafirmamos que o amplo debate público de texto apresentado pelo Executivo, por meio de consultas e audiências públicas, permitirá o aperfeiçoamento da proposta, que chegará ao Congresso Nacional
amadurecida para discussão e aprovação pelo Legislativo.


Rio de Janeiro, 21 de maio de 2011


Entidades participantes do seminário:

Associação Nacional das Entidades de Artistas e Técnicos em
Espetáculos de Diversões (Aneate)
Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária - Abraço
Associação das Rádios Públicas do Brasil- ARPUB
Rádio UFSCar
Artigo 19
Blogueiros Progressistas - Rio
CP Rio Produções
Câmara de Vereadores de Sapiranga-RS
Campanha Ética na TV
Central Única dos Trabalhadores (CUT) Nacional
CUT-RJ
Centro de Cultura Luiz Freire / mov nac direitos humanos
Conselho Federal de Psicologia CFP
CineBrasil TV
Ciranda Internacional da Comunicação Compartilhada (Ciranda.net)
Clube de Engenharia
Cojira-DF
Cojira-Rio/SJPMRJ
Comitê Regional pela Democratização da Comunicação do Ceará
Conselho Regional de Psicologia 14ª Região/MS
Emerge / Universidade Federal Fluminense
Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão
e Televisão – Fitert
Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)
Federação Regional das Associação de Moradores de Itaguaí /RJ
Fórum de Comunicação Democrática do Sul Fluminense
Humanitas - Direitos Humanos e Cidadania
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec
Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social
Movimento Enraizados / Estimativa
Movimento Mega Não
Novelbiz
Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ
Núcleo Piratininga de Comunicação
Rádio Resistência FM Comunitária
Rádio Sideral Fm 98,7
Radioclube de Queimados
Rede 3setor
Rede de Mulheres em Comunicação
Riosoft
Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do RJ
Fórum de Comunicação Democrática do Sul Fluminense
Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais
Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira/SJPMRJ)
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará - SINDJORCE
Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro
TV Comunitária de Niterói/Comunicativistas
UNIRR - União e Inclusão em Redes de Rádio

quinta-feira, 26 de maio de 2011

CARTA DOS BLOGUEIROS DA PARAÍBA

Numa realidade caracterizada pela excessiva e flagrante concentração dos meios de comunicação em mãos de poucas empresas, de caráter quase familiar, ligadas por uma extensa rede de dependência econômica e financeira com grupos e governos de uma potência estrangeira, os movimentos sociais brasileiros alertam para o caráter anti-democrático e anti-nacional do enorme poder exercido por estas empresas.

O exercício pleno da liberdade de expressão e comunicação, até agora exercido apenas por uma estrutura oligárquica de propriedade dos meios, ganha impulso novo com a estrutura descentralizada e participativa proporcionada pelas redes digitais.

O fato de um/a cidadã/o comum ser agente de comunicação, publicando sua visão de mundo quase sem intermediários, de maneira relativamente fácil e rica em recursos, inaugura um paradigma oposto ao que permanece vigente e hegemônico no momento.

De forma imprescindível, a comunicação independente alcançou círculos sociais maiores, de forma a oferecer o contraditório ausente na mídia corporativa e tradicional, comprometida com uma mesma e ultrapassada visão unilateral e imperial do mundo e baseada na propriedade exclusiva de pesadas estruturas de impressão, difusão e produção das informações.

A formação gradual de uma rede anti-hegemônica, em favor da comunicação social efetiva e não exclusivamente de interesses empresariais, foi conseqüência natural não só da evolução técnica, mas também política da sociedade.

É como resultado dessa evolução que se dá o I Encontro dos Blogueir@s e Redes Sociais da Paraíba. O blogueir@ deve ter noção do seu papel inovador e revolucionário diante da estrutura oligárquica de concentração dos meios de comunicação, que priva a/o cidadã/o comum da informação objetiva e necessária para a sua vida e visão de mundo.

O blogueir@ consciente é contra a ditadura midiática, a favor da justiça social, da democratização da comunicação e da liberdade de expressão. Neste sentido, o nosso movimento tem um caráter efetivamente plural, amplo, contemplando toda a diversidade dos meios, ferramentas e veículos que operam na rede mundial de computadores.

A blogosfera se articula não apenas pela Internet, mas também em eventos e atos públicos, via campanhas unitárias, plataformas unificadoras, coordenando as suas ações por um novo marco regulatório dos meios de comunicação e por um Brasil mais democrático e justo.

É buscando superar as limitações empresariais e ideológicas em que estão circunscritos os meios estabelecidos que o blogueir@ progressista contribui para a evolução social, oferecendo à sociedade a informação necessária para melhor tomar suas decisões.

Os blogueir@s da Paraíba somam-se a esse movimento nacional a favor do efetivo direito de informação e comunicação de todos os brasileiros e brasileiras, como condição essencial de cidadania.

Para garantir esse direito reivindicamos o acesso popular aos meios, em todas as suas modalidades, de forma especial, o acesso universal à rede mundial de computadores (Internet), pela implementação do Plano Nacional de Banda Larga público.

Por fim, o/as participantes do 1º Encontro de Blogleir@s e Redes Sociais da Paraíba, reafirmam a premente necessidade de implementação, pelos Poderes Executivo e Legislativo deste Estado, do Conselho Estadual de Comunicação Social, conforme o previsto no artigo V da Constituição da Paraíba, e em observação às deliberações da 1º Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), e sua etapa estadual, como ferramenta indispensável ao progresso da democratização da comunicação também no estado da Paraíba.

João Pessoa, em 20 de maio de 2011.

ENCONTRO DE BLOGUEIROS NA IMPRENSA: DS

ENCONTRO MOBILIZA A REGIÃO

Os internautas da região se mobilizam para participar do I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê. Há apenas nove dias do evento, 130 pessoas já garantiram sua inscrição. A maior parte dos inscritos são moradores de Poá, Suzano e Mogi das Cruzes. Há, porém, participantes de toda a região e vários virão de São Paulo.

O número de inscritos e a divulgação do evento pela imprensa regional demonstra o quão importante é debater questões essenciais para o cidadão, como a democracia nos meios de comunicação e o potencial de difusão de informações por meio de blogs e redes sociais.

Certamente, o encontro do dia 4 será apenas um começo. Os direitos dos internautas devem ser garantidos, sem censura, com livre expressão e através de uma internet banda larga com qualidade e a baixo custo. O evento servirá para ratificar a contrariedade a qualquer supressão desses direitos.

Garanta logo a inscrição preenchendo no blog a ficha de inscrição.


LJG

segunda-feira, 23 de maio de 2011

REUNIÕES PRÉ-ENCONTRO GERAM PROPOSTAS PARA O EVENTO

A comissão organizadora do I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê realizou reuniões pré-encontro em Mogi das Cruzes e em Suzano, nos dias 17 e 19 de maio. O saldo foi bastante positivo e diversas propostas foram apresentadas. Em torno de 40 pessoas participaram dos debates.

Nos momentos iniciais, a comissão explicou a ideia do evento e informou que as reuniões nas cidades serviriam para melhora do encontro pois o evento estava em processo de construção. Além disso, explicou-se que há muitos temas importantes mas nem todos não poderiam ser debatidos durante o encontro porque ele ocorrerá em apenas um dia. Esses temas, contudo, não serão deixados de lado. O encontro servirá apenas como um passo inicial para a região voltar a debater as comunicações. Diante disso, uma série de sugestões foram apresentadas.

Entre outras, uma, em especial, poderá ser atendida. Os participantes gostariam que houvesse maior integração entre os blogueiros da região e que houvesse um tempo maior para os debates de representantes locais. Dessa forma, após a última mesa, será aberto um espaço para que os presentes no encontro construam uma Agenda do Alto Tietê. Os temas apresentados no evento servirão de base para serem discutidos em fóruns, grupos de discussão ou associações de blogueiros que venham a ser criados após o encontro do dia 04.

As reuniões serviram para comprovar que os internautas estão mobilizados e interessados em manter a internet livre, sem censura, e debater como continuar construindo mídias alternativas de forma que garanta a liberdade de expressão de todos.

Inscrições

A comissão lembra que as inscrições são limitadas e devem ser efetivadas através do blog do encontro. Até o dia 23 de maio, 110 participantes já haviam preenchido o formulário de inscrição.

sábado, 21 de maio de 2011

ENCONTRO CHEGA A 100 INSCRITOS

Faltando apenas duas semanas para a realização do I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê, a comissão organizadora já recebeu a inscrição de 100 internautas. Entre os participantes, estão cadastrados blogueiros, twitteiros, facebookers, experientes e recentes navegadores, de todo o Alto Tietê, e também de outras cidades do Estado.

Todos seguem na expectativa de presenciar um grande debate sobre a democracia dos meios de comunicação e a difusão das mídias alternativas.

As reuniões pré-encontro realizadas em Mogi das Cruzes, no dia 17, e em Suzano, no dia 19, foram importantes para consolidarmos o evento e recebermos sugestões.

Diante disso, inscreva-se logo pois as vagas são limitadas.

LJG

NOTA SOBRE PALESTRANTES

A Comissão Organizadora do I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê informa que recebeu várias indicações para palestrantes. Entre esses, estavam políticos com mandatos nas cidades do Alto Tietê. Embora reconheçamos qualidades nas sugestões, desde o início adotamos o procedimento de não convidar esses políticos locais como forma de não favorecer alguma pessoa em detrimento de outra, especialmente em ano que precede os pleitos municipais. Não temos interesse em influenciar o cenário político eleitoral local. Todos os indicados, porém, serão muito bem vindos e poderão se integrar ao lado de todos os participantes.

Comissão Organizadora.

ENCONTRO DE BLOGUEIROS NA IMPRENSA: O DIÁRIO

sexta-feira, 20 de maio de 2011

quarta-feira, 18 de maio de 2011

AS INSCRIÇÕES SÃO LIMITADAS. GARANTA SUA VAGA

Apenas dez dias após iniciado o processo de inscrição, 70 internautas já garantiram sua presença no I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê. Blogueiros e usuários de redes sociais de várias regiões do Estado se animaram com os debates e querem participar deste grande encontro.

As vagas são limitadas, por isso garanta sua presença preenchendo o formulário no menu Inscrições. Lembramos que não há taxa de participação e somente serão fornecidos certificados aos inscritos de forma antecipada.

LJG

ENCONTRO DE BLOGUEIROS NA IMPRENSA: FOLHA DE MOGI

ENCONTRO DE BLOGUEIROS NA IMPRENSA: DIÁRIO DE SUZANO

terça-feira, 17 de maio de 2011

ENCONTROS ACONTECEM EM TODO O BRASIL

Outros encontros de blogueiros e militantes virtuais estão agendados em todo o Brasil, com uma ampla programação de debates. Ocorre ainda neste mês os eventos estaduais do Ceará e do Rio Grande do Sul. Em junho, além do regional do Alto Tietê, haverá o encontro nacional.

Dias 28 e 29 no Cuca Che Guevara – Barra do Ceará, acontecerá o I Encontro de Blogueiros e mídias sociais do Ceará. As inscrições são gratuitas. Informações através do e-mail desabafobrasil@oi.com.br . Ainda restam 80 vagas.

Entre os dias 27 e 29 ocorrerá o I Encontro de Blogueiros e Twitteiros do Rio Grande do Sul. A programação já está fechada e as inscrições podem ser preenchidas no blog do evento.

Em junho, entre os dias 17 e 19, será a vez do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. O debate servirá para sistematizar todas as propostas dos eventos regionais.

RS http://blogprogrs.com.br/
Nacional http://www.baraodeitarare.org.br/

LJG

segunda-feira, 16 de maio de 2011

NO ENCONTRO, BLOGUEIROS DIVULGARÃO CARTA COM DIRETRIZES

Ao fim do I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê, os participantes aprovarão um documento final que conterá sugestões e diretrizes para balizar a discussão na região pela inclusão digital, liberdade de expressão e democratização dos meios de comunicação.

O documento está sendo construído desde já. As sugestões podem ser encaminhadas para o blogueirosat@gmail.com ou podem ser discutidas nos encontros preparatórios de Mogi e Suzano, que ocorrem nesta terça e quinta-feira, respectivamente.

Ao longo do evento também poderão ser encaminhadas as sugestões.

sábado, 14 de maio de 2011

CONFIRMADO: CESAR DE OLIVEIRA

Sou jornalista formado pela UMC e pós-graduado pela Cásper Líbero. Tenho oito anos de experiência em redação de jornal diário, na qual já passei por todas as funções destinadas a jornalistas, desde a diagramação até a chefia de reportagem.

Fui repórter do Diário de Suzano e do Mogi News. No Diário do Alto Tietê fui subeditor, chefe de reportagem e editor-adjunto. Tenho experiência em redação online também, já que passei pelo site Consultor Jurídico.

Já fiz trabalhos de assessoria de imprensa e planejador gráfico como free-lancer. Atualmente, sou sócio da agência digital Eumemo Ideias

sexta-feira, 13 de maio de 2011

CONFIRMADO: IVAN VALENTE

Ivan Valente (PSOL)  é deputado federal por São Paulo, eleito com 189.014 votos. É titular da Comissão de Relações Exteriores e suplente da Comissão de Defesa do Consumidor. Na legislatura anterior, integrou a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do MST, a Comissão Especial do Código Florestal e foi proponente da CPI da dívida pública, para investigar os impactos sociais e econômicos da dívida pública dos Municípios, Estados e União,

Ivan Valente foi deputado estadual do PT por dois mandatos (1987/90 e 1991/94), quando foi considerado pelo movimento “Voto Consciente” como um dos deputados mais ativos da Assembléia e se notabilizou por seus projetos e ações em defesa da despoluição da represa Billings e em favor da Universidade Pública do ABC. Deputado Federal (1994/98 e 2001), durante o governo FHC, se destacou pela posição firme no combate à política neoliberal daquele governo, em especial em relação às privatizações. Nesse período foi co-autor do pedido de criação e membro da CPI dos Bancos que investigou as generosas ajudas do governo aos banqueiros.

Participante ativo na criação da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular, da Câmara dos Deputados, Ivan Valente vai tratar no encontro sobre um marco regulatório que enfrente a questão o monopólio da mídia, do fortalecimento do sistema público de comunicação, da produção independente e regional

perfil disponível em http://www.ivanvalente.com.br/

ENCONTRO PREPARATÓRIO EM SUZANO

A cidade de Suzano também receberá uma reunião preparatória para o I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê. As reuniões servem para mobilizar toda a região para o evento do dia 4 de Junho, em Poá.

Todos estão convidados, blogueiros, twitteiros, facebookers ou apenas internautas, inclusive podem levar sugestões para colaborar com o documento base que deverá ser aprovado no final do encontro de blogueiros.

Serviço
Pré-encontro em Suzano, dia 19/05 - 19h às 21h30m
Local: Auditório CEAP
Rua Rua Francisco Glicério, 1334 (Ao lado do Teatro Armando de Ré)
(11) 9845-3333

ENCONTRO PREPARATÓRIO EM MOGI

A Comissão Organizadora do I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê, realiza na próxima terça-feira, das 19 às 21 horas, uma reunião em Mogi das Cruzes como fase preparatória para o evento marcado para ocorrer no próximo dia 04/06, no Centro Taiguara, em Poá. O principal objetivo do pré-encontro é ampliar a participação e presença da região no evento.

A reunião será no Galpão Arthur Netto, que fica localizado na Rua Fausta Duarte de Araújo, 23 – Jardim Santista, Mogi das Cruzes. Segundo a comissão, o objetivo do pré-encontro é traçar diretrizes e acertar detalhes do encontro juntas às cidades da região.

Serviço
Reunião preparatória em Mogi das Cruzes, dia 17/05 - 19h às 21h30m
Local: Galpão Arthur Netto
Rua Fausta Duarte de Araújo, 23 – Jardim Santista, Mogi das Cruzes

quarta-feira, 11 de maio de 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ENCONTRO NACIONAL

Por Altamiro Borges

Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de junho, em Brasília. Os interessados devem acessar o endereço contato@baraodeitarare.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 – estudantes pagam R$ 20,00. O evento será aberto à participação de blogueiros, twitteiros e demais ativistas das redes de sociais.

Luta pelo marco regulatório
Conforme já informado, o 2º Encontro terá como eixo central a luta por um novo marco regulatório dos meios de comunicação, que garanta avanços na democratização deste setor estratégico, com maior pluralidade e diversidade informativas. Estarão em debate o projeto de regulação da mídia, o Plano Nacional de Banda Larga (PNLB) e a liberdade na internet, entre outros temas. As ações políticas e organizativas para fortalecer a blogosfera progressista também serão alvo de intensa reflexão e polêmica.
Até agora já ocorreram seis encontros estaduais preparatórios que discutiram esta pauta – Pará, com 40 presentes; Rio Grande do Norte, 30; Paraná, 40; Mato Grosso, 70; São Paulo, 110; e Rio de Janeiro, 200 –, que somaram 490 blogueiros e ativistas digitais. Outros nove estão agendados para os próximos finais de semana: PB, PE, CE, RS, DF, ES, BA, AM, MA.

Programação do evento
Após inúmeros contatos, a comissão nacional de organização concluiu a programação do 2º Encontro Nacional. Ainda podem surgir novidades. Segundo o aguerrido Ênio Barroso, do blog PTrem das Treze, o ex-presidente Lula confirmou que estará presente ao evento. Mas, como informa Renato Rovai, da comissão nacional, ainda não foi formalizada a sua participação.

A comissão também decidiu abrir espaço para mesas autogestionadas no encontro. Os interessados devem apresentar propostas e serão responsáveis por organizar as atividades. As propostas de temas e nomes também devem ser enviadas para o endereço: contato@baraodeitarare.org.br. Pelo acertado até agora, o evento terá a seguinte programação – com os nomes já confirmados:

17 de junho, sexta-feira, às 19 horas
Palestra de abertura do ministro Paulo Bernardo sobre os desafios da comunicação na atualidade.
17 de junho, 21 horas
Festa de confraternização;

18 de junho, sábado, 9 horas
Debate: “A urgência do marco regulatório das comunicações”
- Fábio Konder Comparato – jurista, autor da ação na justiça (ADO) pela regulação da mídia;
- Luiza Erundina – deputada, coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão;
- Venício Lima – professor, autor do livro recém-lançado “Regulação das comunicações”;
18 de junho, às 14 horas
Mesas auto-gestionadas
(Propostas já apresentadas: os partidos e a luta pela democratização da mídia; as mulheres na blogosfera; o sindicalismo na era digital; a luta pela liberdade na rede; arte e humor na blogosfera; o papel das lan-houses);
18 de junho, às 18 horas
Palestra: “O papel da internet nas revoltas no mundo árabe”
- Almed Bahgat, um dos principais blogueiros de Egito;

19 de junho, às 9 horas
Reunião em grupo – troca de experiências, balanço do último período e plano de ação da blogosfera;
19 de junho, às 14 horas
Plenária final – aprovação do documento do 2º Encontro, plano de ação e organização e eleição da nova comissão nacional organizadora.

Estrutura do evento
A comissão nacional organizadora ainda se movimenta para garantir a mesma estrutura do 1º Encontro Nacional, realizado em agosto passado, em São Paulo. A idéia é viabilizar alojamento, refeição e toda a logística do evento. Para isto, a comissão retomou o contato com as entidades cotistas – “os amigos da blogosfera” – e também se reuniu com órgãos do governo federal e do DF.

Até o momento, não conseguimos garantir toda a estrutura. Por isso apelamos para que os blogueiros acionem as entidades dos seus estados para solicitar apoio financeiro. A cota é de R$ 3 mil reais. Os cotistas terão seus nomes divulgados nos blogs e no baner do evento. Também sugerimos que os blogueiros comprem antecipadamente as passagens – há muitos descontos na praça.

PLENÁRIA DA FRENTEX

No próximo sábado, dia 14 de maio, a partir da s 10h, no auditório Sérgio Vieira de Mello da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, número 100, perto da Praça das Bandeiras e da estação Anhangabaú do metrô), acontece a Plenária Estadual da Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão - Frentex. 

A Plenária Estadual é uma iniciativa importante para a retomada das mobilizações em nosso estado, num momento em que se discute em todo o país o Plano Nacional de Banda Larga e um novo Marco Regulatório para as comunicações brasileiras. Além dessas pautas, debateremos também a criação do Conselho Estadual de Comunicação em SP e os rumos da TV Cultura, que passa por um dos maiores desmontes de sua história, com prejuízos significativos para a comunicação pública no nosso estado.

Também celebraremos um ano de funcionamento da Frentex, que reúne entidades e movimentos sociais que construíram as etapas municipais, regionais e estadual da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em 2009, e que agora se articulam em defesa da democratização dos meios de comunicação em São Paulo.     

Mais informações: frentexsp@gmail.com                                                                                                                              .

terça-feira, 10 de maio de 2011

CONFIRMADO: EDUARDO GUIMARÃES

Divulgação
Eduardo Guimarães é mais um palestrante confirmado para o I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê.

Comerciante, blogueiro, twitteiro, ativista político, ele engajou-se na militância virtual. Tornou-se Presidente do Movimento dos Sem Mídia e também é Editor do famoso Blog da Cidadania.

Guimarães tem participado ativamente dos encontros de blogueiros em todo o Brasil e é um dos organizadores do Encontro Nacional que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de Junho, em Brasília.

O encontro de blogueiros da região será em 4 de junho, na cidade de Poá.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

CONFIRMADO: ANA MARIA COELHO


Paulistana, casada, 34 anos, 2 filhos. Graduada em Pedagogia, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ e especialização em Gestão de Projetos pela FGV/SP. Pós-graduada em Gestão do Conhecimento pelo SENAC/SP e em Gerente de Cidades pela FAAP.

Minha experiência envolve mais de 10 anos no atendimento à empreendedores e micro e pequenas empresas no que diz respeito a identificação de novas oportunidades de negócios, orientação e capacitação nas questões de gestão, inovação e tecnologia e consultoria na elaboração de projetos de desenvolvimento local e setorial focados na competitividade das pequenas empresas em todos os setores da economia: indústria, comércio, serviços, agricultura, artesanato e turismo.

Tenho experiência como coordenadora da área de treinamento empresarial,
acompanhamento e sistematização de indicadores e elaboração de projetos organizacionais focados no planejamento estratégico orientado para resultados. Atuo,ainda, com jogos cooperativos, danças circulares, gestão do conhecimento através da mediação e facilitação do processos.

PROPOSTAS APROVADAS NO ENCONTRO ESTADUAL DE BLOGUEIROS

  1. Que os blogueiros progressistas não copiem o conteúdo total de outros blogs. Copiem apenas parte do texto, dando crédito e link e então façam seus comentários nos blogs deles;
  2. Jamais esquecer de colocar links e citar fontes nos blogs;
  3. Promover nos blogs linguagens adequadas para acessar e aproximar seus públicos;
  4. As Oficinas de Ferramentas Tecnológicas deveriam se chamar Mídias Sociais, sendo uma possibilidade de troca de ideias entre os blogueiros.  Acrescentar tutoriais de You Tube, Flickr, como comentar em fotos, colocar tags, como criar canal de vídeo, twitpic, twitcam;
  5. Criação de associações dos Estados, para trabalhar a captação de recurso para os blogs associados;
  6. Central de sites e blogs que coordene todos eles. Pode ser através do BlogProg Nacional;
  7. Programa de afiliados do Governo Federal, nos moldes ao que existe como UOL afiliados, Google AdSense. Um do governo pra que blogueiros em geral tenham acesso e essa verba seja distribuída  de acordo com o número de visitas, como já é feito;
  8. Defender que a formação inicial e continuada dos professores inclua a capacitação para a utilização das novas ferramentas tecnológicas, inclusive redes sociais e blogs;
  9. Propor aos sindicatos apoio a campanhas por reformas democráticas e pela democratização dos meios de comunicação incluindo a promoção de debates e divulgação de temas como: marco regulatório das comunicações, PNBL e reforma política;
  10. Apoiar o Projeto de Lei n°: 5921/01 que proíbe a publicidade dirigida à criança e regulamenta publicidade dirigida a adolescentes;
  11. Instigar a participação e contribuição dos professores para o debate de uma educação libertadora e emancipatória;
  12. Promover o debate sobre a educação privada, identificada pela mídia como de qualidade, mas que, apesar dos recursos disponíveis são incapazes de formar cidadãos;
  13. Apoiar e desenvolver projetos que estimulem alunos e professores na utilização de ferramentas de comunicação como rádio, blogs e redes sociais como ferramentas que permitam fazer novas leituras da realidade;
  14. Elaborar campanhas para conscientizar as comunidades educativas quanto à importância da comunicação;
  15. Promover o debate sobre a criação de uma rede de blogs que façam um contraponto ao projeto de poder pedagógico da mídia hegemônica, proporcionando no âmbito da educação a possibilidade de resistência;
  16. Integrar o movimento de blogueiros progressistas com a mobilização das rádios comunitárias e outros grupos que tenham em comum a luta pela democratização dos meios de comunicação;
  17. Realizar a troca dos contatos (e-mails) entre os blogueiros e os membros da rádio comunitária;
  18. Garantir em lei ou projetos que o BNDES financie rádios comunitárias como instrumento de democratização;
  19. Garantir a organização de todas as rádios comunitárias por meio de associação;
  20. Lutar contra o AI5 digital;
  21. Combater a estigmatização das rádios comunitárias. Combater a estigmatização de bairros como o Heliópolis;
  22. Ter a discussão sobre as plataformas livres para se trabalhar os blogs e software livres nelas;
  23. Que as pessoas se preocupem em, além de ter seus blogs ou sites, também em algo impresso, com publicação impressa. Para disponibilizar para mais pessoas e poder divulgar em mais locais;
  24. Desenvolver programas de blogs que facilitem o link entre virtual e impresso;
  25. Que todos possam ter representação e peso de decisão na cooperativa de blogueiros;
  26. Criar espaços de resposta para os movimentos sociais diante da sofisticação na forma como a mídia criminaliza, atribuindo crimes de corrupção sem julgamento como já ocorreu com o MST, CONAM e UNE;
  27. Apoiar e propor projetos públicos de educomunicação que estimulem alunos e professores na utilização de ferramentas de comunicação como rádio, blogs e redes sociais como ferramentas de aprendizagem
fonte: encontrosp.blogspot.com

domingo, 8 de maio de 2011

CONFIRMADO: ALE ROCHA

Ale Rocha, 34 anos, jornalista nascido em São Paulo, morador de Mogi das Cruzes (SP), entre idas e vindas, há dez anos. Crítico de televisão do Yahoo! Brasil. Participou do Hoje em Dia (Record, setembro a dezembro/2010). Autor de Poltrona – O livro do maior blog brasileiro independente sobre TV.

"Escrevo sobre o que mais gosto: televisão. Rapidamente o blog se tornou um dos mais reconhecidos na área. Foi destaque nos principais veículos de comunicação do Brasil – A Tarde, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Oi TV, O Tempo, Record, Revista Imprensa e Universal Channel, entre outros.

Parceiro do Yahoo! Posts, o Poltrona foi premiado na Campus Party 2009 (melhor blog de Cinema, Música e TV), no Prêmio Blogbooks (Artes e Cultura), no Top Blog 2009 (Cultura) e no Prêmio Jovem Brasileiro Região Mogi das Cruzes (Entretenimento/2009 e TV/2010).

Pefil disponível em http://poltrona.tv/sobre/

sábado, 7 de maio de 2011

PAULO HENRIQUE AMORIM DENUNCIA EXURRADA DE PROCESSOS CONTRA BLOGUEIROS

via blogdomello.blogspot.com

Paulo Henrique Amorim falou no Encontro de Blogueiros do Rio de Janeiro.

REUNIÕES ORGANIZATIVAS EM SUZANO E MOGI

Nas próximas semanas, a Comissão organizadora do I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê fará reuniões nas cidades de Suzano e Mogi das Cruzes.

Um dos objetivos da reunião é construir coletivamente as bases do documento final que será aprovado no encontro. Esse documento deverá identificar e propor medidas para democratizar e ampliar para a população do Alto Tietê o acesso aos meios de comunicação (virtuais ou tradicionais) .

Os veículos de mídia no Alto Tietê não diferem muito do que ocorre em todo o Brasil. Ele é concentrado em poucos donos e os recursos públicos são destinados a financiá-los. A blogosfera e as redes sociais podem servir de alternativa a esse modelo. Precisa-se, assim, de um esforço coletivo para alterar esse cenário.

Após confirmação, informaremos locais e datas das reuniões.

LJG

RIO DE JANEIRO TAMBÉM PROMOVE SEU ENCONTRO

Ocorre desde ontem, dia 06, o Encontro Estadual dos Internautas do Rio de Janeiro. O evento segue hoje e terminará amanhã. Além de palestras, o público poderá participar de oficinas e de um ato "Contra o monopólio da mídia".

A palestra de abertura, "Democratizar a comunicação para democratizar o Brasil", teve a presença de  Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Emir Sader, Rodrigo Vianna e Renato Rovai, sob mediação de Miguel do Rosário (Blog Óleo do Diabo).

Hoje, a partir das 13h, os participantes farão o ato político em frente a sede da Rede Globo, na Glória.

Todo o evento é transmitido ao vivo, pela internet. Confira em http://rioblogprog.blogspot.com/ e também pode ser seguido pelo @rioblogprog

LJG


quinta-feira, 5 de maio de 2011

CONFIRMADO: LEONARDO SAKAMOTO

Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão.

Já foi professor de jornalismo na USP e, hoje, ministra aulas na pós-graduação da PUC-SP. Trabalhou em diversos veículos de comunicação, cobrindo os problemas sociais brasileiros.

É coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo

Perfil disponível em http://blogdosakamoto.uol.com.br/ 

CONFIRMADO: PAULO HENRIQUE AMORIM

Paulo Henrique Amorim é jornalista desde quando os bichos falavam. Trabalhou na Manchete, Abril, Jornal do Brasil, Globo, Bandeirantes, Cultura, está na Record; foi do Zaz, Terra, UOL, iG e hoje é responsável por um portal independente, localizado em algum ponto da WEB 2.0.

Escreveu o livro "Plim-Plim - A Peleja de Brizola contra a Fraude Eleitoral". Formado em Sociologia e Política, não se utilizou nem de uma nem de outra “ciência” para ganhar a vida. Carioca, pai de uma filha, tem um neto maravilhoso, o Francisco, é Fluminense e torce pelo Salgueiro.

Perfil disponível em http://www.conversaafiada.com.br/

quarta-feira, 4 de maio de 2011

I ENCONTRO DE BLOGUEIROS E REDES SOCIAIS DO ALTO TIETE

Brasileiros de todos os cantos estão discutindo as novas tecnologias da internet, mídias alternativas para difundir informações, comunidades eletrônicas e, principalmente, a democracia dos meios de comunicação.

O debate está sendo organizado pelas conferências regionais, estaduais e nacional de comunicação. Além delas, blogueiros, militantes virtuais e usuários de redes sociais estão promovendo encontros em todo o Brasil, de forma a ampliar a discussão e suscitar políticas inclusivas para o setor. Nesse cenário, o Alto Tietê, região leste da Grande São Paulo, não poderia ficar de fora.

É por isso que estamos preparando um grande debate sobre a democratização dos meios de comunicação, regulação da mídia, direito ao acesso à internet, militância virtual, blogosfera e redes sociais.

Assim como aconteceu no recente encontro estadual de blogueiros, o debate em nossa região também quer contribuir para as discussões que serão apresentadas no encontro nacional, que deverá ocorrer em junho.

O debate não é e nem pode ficar restrito a um grupo de pessoas. Desse modo, reuniões organizativas pré-encontro ocorrerão nas cidades da região, nas próximas semanas. Assim, convidamos a todos a engajarem conosco na construção deste evento e a participar do encontro.

Em breve divulgaremos a programação completa e a forma de inscrição. Se tiver dúvidas ou quiser contribuir com a organização, entre em contato. Leia, participe e divulgue. O encontro é de todos.

O evento ocorrerá dia 04 de junho, em Poá, nas dependências do Centro Cultural Taiguara, centro do município.

Comissão organizadora
Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê