sábado, 25 de junho de 2011

TEXTOS SOBRE O #2BLOGPROG

Segue algumas avalições sobre o Encontro Nacional de Blogueiros. Clique nos nomes dos blogs para ler texto completo
Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania
Mas o que foi que a grande imprensa não entendeu? Basicamente, o interesse de tantos atores políticos de peso pela blogosfera autoproclamada progressista. Será que políticos como Lula ou José Dirceu, ou ministros, governadores, parlamentares e intelectuais de peso iriam a um evento como aquele por nada?  Claro que não. Quando o ex-presidente disse que a Blogosfera tem conseguido se contrapor à grande mídia, falou sério.
O que tantos ainda não entenderam é que o Encontro de Blogueiros foi um evento de comunicadores, e não do público. Ora, quantos veículos vão aos eventos do Instituto Millenium, por exemplo? Seis, sete, dez empresas jornalísticas? A força da Blogosfera está nessa teia comunicacional em que se transformou. São milhares de blogs e sites que, juntos, congregam tanto ou mais público do que o dos grandes jornais.
E a cobertura desses veículos, nesta segunda-feira, mostra que eles ainda têm medo de entrar de sola no assunto. Fizeram coberturas laterais através dos repórteres que enviaram ao Encontro de blogueiros.
Cristina Rodrigues, no Somosandando
Paulo Bernardo tocou no assunto – impossível não falar. Mas daquele jeito genérico, sem dizer nem quando nem como vai acontecer e, em boa medida, transferindo a responsabilidade para o Congresso.
Ele não ouviu o que querem os blogueiros. Não aproveitou o encontro para dialogar. Isso ficou muito claro quando Renato Rovai perguntou sobre a formalização da atividade de blogueiro, incluindo-a no Super Simples ou no programa Micro Empreendedor Individual. É um tema que vem nos preocupando e cujas soluções temos procurado. É uma questão urgente, e aquela pergunta do Rovai diretamente ao ministro soou como a possibilidade de alguma coisa acontecer. Mas Paulo Bernardo comentou por alto que era difícil, que tinha que ser algo mais genérico e que ia ver. E passou adiante. Se antes parecia difícil ver algo mudar no curto prazo, agora parece impossível até no longo.
O ministro não só não ouviu como tratou, em sua fala, de temas sobre os quais não parecia ter total conhecimento. Ainda que não dominasse as questões técnicas da qualidade de banda, como a necessidade de velocidade igual para download e upload como estímulo à produção – e não só ao consumo – de conteúdo, ele tinha que ter consciência política do que está tratando. Tinha que saber da importância estratégica da comunicação.

Renato Rovai, em Revista Forum 
O II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas foi de longe uma das melhores reuniões de militantes da comunicação nos últimos anos. Sem desmerecer muitas outras que levaram à Conferência de Comunicação e que colocaram a pauta da democratização dos meios no melhor patamar do pós-ditadura. Mas por que este Blogprog merece um registro especial? Em primeiro lugar porque foi resultado de uma mobilização de 14 etapas estaduais que somadas registraram 1.800 inscritos. Isso realizado na raça, de forma auto-gestionada, a partir das iniciativas de ativistas de cada canto do país que arregaçaram as mangas e foram à luta.

Paulo Bernardo prometeu o PNBL para o segundo semestre e disse que se a operação não for feita pelas teles, o processo levará mais do que um mandato. A questão é polêmica. O Marcelo Branco, que reputo como um dos ativistas mais confiáveis deste setor, concorda com o ministro. Já o Serginho Amadeu, que também é bamba de confiança, acha que o processo deveria ser coordenado pela Telebrás.
A escorregada do ministro se deu quando por duas vezes falou que banda larga não pode ser a prioridade quando ainda há gente precisando de saneamento básico. 
Uma visão meio anos 70 da esquerda tradicional. Um equívoco monstruoso que me leva a pensar que o ministro não entendeu os tempos que está vivendo
Karla Avanço, no Blogueiras feministas
A grande participação de mulheres em eventos como esse representa, sem dúvida, um acontecimento bastante significativo, mostrando o quanto já avançamos na nossa luta pelo direito de participar ativamente do espaço público. Entretanto, algumas reflexões ainda devem ser feitas. A participação de mulheres não implica a imediata visibilidade das mulheres e das causas defendidas por e para mulheres. Uma maior democratização ao acesso à comunicação lhes permite exercer seu direito à fala pública, mas não garante que elas sejam ouvidas.
Uma observação mais atenta revela que, muitas vezes, mesmo que as mulheres componham a mesa, elas falam menos que os homens, são interrompidas com mais frequência ou impedidas de concluir sua fala. Muitas mulheres ainda pedem desculpas antes de começar a expressar seus pontos de vista. Desculpas por quê? Por estarem falando? Muitas mulheres sentem-se inseguras e justificam esse comportamento apontando para uma suposta falta de conhecimento teórico, não considerando, assim, a importância de suas próprias opiniões e do conhecimento advindo de suas vivências. Isso me faz pensar que as mulheres têm, sim, conquistado o espaço público, mas a fala pública é uma habilidade que precisa ser desenvolvida e estimulada. Pode ser um pensamento muito ingênuo achar que se trata apenas de questões de personalidade ou habilidades individuais.
Altamiro Borges, no Blog do Miro
Num balanço ainda inicial do II BlogProg, destaco cinco razões do enorme sucesso. Em primeiro lugar, o encontro foi altamente representativo, confirmando o crescente fortalecimento da blogosfera progressista. 369 ativistas digitais de 21 estados (apenas Roraima, Rondônia, Amapá, Mato Grosso de Sul, Tocantins e Alagoas não estiveram representados) participaram do evento na excelente sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio. E isto após a realização de 14 encontros estaduais e dois regionais que reuniram 2.110 internautas e que garantiram o maior enraizamento e descentralização deste movimento.

Em segundo lugar, o evento foi altamente democrático, com total respeito à pluralidade de opiniões existente na rede Em terceiro lugar, o II BlogProg propiciou um debate político de alto nível. Além das exposições iniciais do presidente Lula, do ministro Paulo Bernardo e das excelentes contribuições do professor Venício Lima, do jurista Fabio Konder Comparato e da deputada Luiza Erundina 

Em quarto lugar, o encontro aprovou um plano de ação que permite o fortalecimento do movimento. Ele está centrado na luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil 
Por último, o II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas representou um salto na legitimidade deste jovem movimento, que nasceu em agosto de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário