quarta-feira, 11 de abril de 2012

CONFIRMADO: DANIEL ILIESCU, PRESIDENTE DA UNE

O carioca Daniel Iliescu, 26 anos, é aluno de ciências sociais da UFRJ, foi eleito Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), ao final de um processo que envolveu mais de 1,5 milhão de estudantes.

Está encerrando o bacharelado – onde desenvolveu gosto pela pesquisa e foi bolsista– para iniciar a licenciatura, preparando-se para ser professor. Entre seus grandes sonhos, está o de trabalhar nas salas de aula do país: “Espero ver o fim do analfabetismo no Brasil em breve, se todos se empenharem”

O jeito afável e manso, no entanto, não é o mesmo quando tira os óculos e pega o microfone, liderando os estudantes nas ruas, em protestos e lutas difíceis do movimento estudantil. Foi o lado enérgico e capaz de contagiar milhares de jovens que levaram Daniel Iliescu, enquanto foi presidente da União dos Estudantes do Rio de Janeiro, a conquistar vitórias históricas no estado como a aprovação do meio passe nos transportes para estudantes do Prouni e cotistas de universidades da capital.

Iliescu  acompanha as últimas notícias pelo smartphone, um Motorola Atrix, de onde acessa o Twitter e o Facebook, sempre postando ou repassando alguma coisa. Monitora os blogs de política pela internet, mas afirma que não abre mão também dos jornais de papel: “Leio a Folha de S. Paulo e o Globo todos os dias”.

O presidente da UNE se diz satisfeito com a recente onda de marchas e movimentos independentes, muitas vezes iniciados na internet, que têm ocupado as ruas do país. Iliescu espera, em sua gestão, melhorar a participação da UNE na rede digital e ampliar os temas em discussão dentro da entidade, como por exemplo a questão das drogas.

Um comentário:

  1. Comissão do II Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê desrespeita Lei de Direitos Autorais

    Frente do material feito seu autorização do autor
    Em uma atitude com total falta de ética, a Comissão Organizadora do II Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê, desrespeitou a Lei de Direitos Autorais, faltou com o bom senso, não tendo companheirismo, com o autor do material publicitário Ewerton Galvão, sem contar que tal atitude, soa como discurso demagógico de liberdade de expressão e democracia, por parte dos organizadores.

    Passado o evento, os companheiros Pastor Marcos Dornel, Jair Pedrosa, Leonardo Ferreira, todos convidados por mim, Adilson Santos, como também o publicitário Ewerton Galvão, para fazerem parte da comissão do evento, juntamente com Saulo Souza e Leandro Gomes, que começaram o blog de Poá, nos reunimos, onde nasceu a ideia de trazer a baila, a discussão de democratização e verticalização da internet e redes sociais no Alto Tietê.

    Foi minha indicação também, onde apresentei o caso da criança Arthur, onde no dia do evento fez uma divulgação da causa, para que nós da comissão, imbuído, com ação de Responsabilidade Social, permitíssemos que todos conhecessem a causa, onde sugeri pós evento, que quem quisesse as fotos, eu não iria vender, porém, sugeri que quem copiasse a mesma, fizesse uma doação para a causa da criança Arthur. Assunto este, em que alguns membros da comissão não concordando, também não me avisaram ou convidaram mais para reuniões de trabalho ou assuntos correlatos da Comissão de Blogueiros.

    Material foi feito e divulgado sem autorização do autor


    Verso do material feito seu autorização do autor
    Agora a pouco, encontrei o companheiro Saulo Souza do lado de fora da Padaria Chip's em Poá, onde estavam outras pessoas, entre eles um advogado, onde Saulo Souza me mostrou o panfleto do encontro (veja fotos acima e ao lado), o qual usa a criação de arte feita pelo publicitário Ewerton Galvão, onde foi feito sem pedir autorização, ou mesmo ao menos fizessem contato ou pedisse autorização para o autor da obra.

    Informei ao Saulo perante as testemunhas, que não estava autorizado o uso do material, sendo que era para retirar das redes sociais e internet, como também não ser mais distribuído ou flayer ou qualquer material que fosse alusivo a esta criação.

    O companheiro Saulo Souza disse que era para ser formalizado o pedido, pois se não ele não poderia fazer nada, sendo assim, torno público o pedido de não utilização do material, salvo apresentem autorização por escrito do autor, permitindo o uso. Pois se o material não for retirado no prazo de 72 (setenta e duas horas) iremos tomar medidas para que a lei de direitos

    ResponderExcluir