segunda-feira, 16 de abril de 2012

CONFIRMADO: SERGIO AMADEU

Sérgio Amadeu da Silveira é Sociólogo, defensor do Software Livre e da Inclusão Digital no Brasil. Teve grande engajamento na difusão de Telecentros e foi presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Amadeu é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e, atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), eleito no Congresso de Reconstrução da entidade, em 1981.

Sua carreira nas áreas de Inclusão Digital e Software Livre começou no Instituto Florestan Fernandes, ao participar da criação do Projeto Sampa.org de telecentros comunitários. Amadeu criou e ficou à frente da Coordenadoria do Governo Eletrônico da Secretaria Municipal de Comunicação e Informação Social da Prefeitura de São Paulo, na Gestão de Marta Suplicy. Reformulou o portal da prefeitura de São Paulo e criou a Rede Pública de Telecentros, que chegou a ter 129 unidades em dezembro de 2004.

Em sua gestão à frente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) , a instituição assumiu a secretaria executiva do Projeto Casa Brasil, de inclusão digital. Participou da criação do Comitê de Implementação de Software Livre (CISL), uma iniciativa para incentivo ao uso do software público.

Em 2005, deixou o cargo e voltou a atuar como professor de pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Também foi o consultor de conteúdo do Campus Party Brasil 2009 e um dos organizadores do Fórum da Internet no Brasil em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário