sábado, 28 de abril de 2012

ENCONTRO DE BLOGUEIROS REUNIU 200 PARTICIPANTES

IMG_6987
O II Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê reuniu no último sábado, dia 21, ao menos 200 internautas de toda a região, no Teatro Dr. Armando de Ré, em Suzano. O evento teve como objetivo debater a democratização dos meios de comunicação, a liberdade de expressão e discutir a temática dos Direitos Humanos na Internet. Com o sucesso, o evento já se consolida como um dos maiores debates de comunicação do Estado.

O prefeito de Suzano, Marcelo Candido, que fez a abertura do evento, destacou o papel da internet na ampliação do direito à comunicação, durante a abertura do encontro. Candido falou sobre o poder da internet de possibilitar que mais pessoas possam se expressar livremente, ampliando o diálogo e a manifestação de ideias, antes restrita a quem detinha os meios de comunicação. “O monopólio da comunicação fazia com que a informação fosse única, afastando o poder de comunicar que cada um tem”, disse. “É um grande momento que a humanidade vive. Esses instrumentos [blogs e redes sociais] precisam ser apropriados pela sociedade para que o debate ocorra de maneira clara, objetiva e verdadeira”.

A mesa de abertura do evento teve a participação dos professores Willian Araújo, Coordenador do Curso de Comunicação da Universidade Mogi das Cruzes e Douglas de Matteu, da FATEC, além de Silmara Helena, Secretária de Comunicação da Prefeitura de Suzano.

Em seguida, os internautas da região tiveram espaço para contar as experiências locais com blogs, redes sociais e programas de inclusão digital. Participaram Rose Meusburger, Dih Maciel, Prof Wilner e Luiz Jacometti.

A última e mais quente mesa do dia tratou dos Direitos Humanos na rede. Neste debate, estiveram Carlos Gianazzi, Deputado Estadual (PSOL) e o Jornalista Dojival Vieira, da Afropress. Ambos discutiram de que modo pode-se combater o racismo e a homofobia.

Além dos presentes, o encontro alcançou milhares de pessoas em todo o país, pois os debates foram transmitidos ao vivo pela internet e replicados por diversos sites e comentados através do Twitter e Facebook.

O saldo do evento foi positivo e os internautas saíram com a missão de realizar levantamento dos blogueiros da região, de modo a conhecer os assuntos e perfis dos escritores. O encontro foi promovido por uma comissão organizadora e contou com os apoios da Prefeitura de Suzano e da ADRAT (Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê).

Nenhum comentário:

Postar um comentário